- Área: 724 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: ACG, Ceadesign
Introdução
Localizada dentro de uma área exclusiva na região oeste de Singapura, esta casa parece aproveitar de seu ambiente generoso. Implantado entre bangalôs, o projeto atende às necessidades do cliente, que tem como maior preocupação a família e os amigos. Dentro de um lote de tamanho considerável e buscando a otimização dos espaços, os arquitetos resolveram posicionar a casa de um lado do lote, permitindo a criação de espaços como um jardim e uma piscina.
Os arquitetos decidiram por uma abordagem enfática e diferenciada, porém sutil, empregando linhas fluidas e materiais minuciosamente escolhidos. A casa é composta por dois volumes sobrepostos, que formam a estrutura principal da residência. Um painel de madeira colorida delimita o hall de entrada, separando a garagem, revestida em pedra, da piscina e do deck. Esta fachada de entrada é revestida de madeira zircão, material que se repete por toda a construção.
Térreo
O hall revela um generoso espaço de estar integrado ao exterior. Em um esforço para diminuir os limites entre interior e exterior, os arquitetos desenvolveram um sistema de janelas de vidro retráteis, que podem correr e dobrar com facilidade, dando versatilidade para o espaço e valorizando a fluidez visual. Os jardins que delimitam parte da casa compõem visuais interessantes ao se mesclarem aos azulejos azuis da piscina e à madeira do deck, criando uma sobreposição de cores e texturas.
A madeira utilizada na fachada de entrada se repete ao emoldurar um painel artístico que demarca a divisão entre a área de estar e a cozinha. Com acabamentos em pedras escuras e azulejos, a cozinha é organizada a partir de uma ilha central. Com equipamentos de qualidade profissional, o espaço foi idealizado para funcionar como um laboratório gastronômico, onde a família pode desfrutas de momentos em conjunto. Uma escada escultórica feita de chapas metálicas pretas dobradas conecta os diferentes níveis da casa, ao mesmo tempo que delimita as áreas sociais do térreo e do subsolo das áreas íntimas do pavimento superior. Ao adentrarem na casa, as visitas são levadas às áreas de estar do subsolo, dando o máximo de privacidade para as áreas íntimas.
Subsolo
A escada chega ao subsolo, um ambiente marcado por materiais como as chapa metálicas, concreto texturizado, tiras de madeira e cascalho áspero. Um jardim zen marca a chegada, valorizada pela iluminação natural que atinge o piso a partir de uma fresta vinda da escada acima. O restante do subsolo é destinado ao entretenimento, com equipamentos de última geração, incluindo uma adega profissional e um quadro decorativo que lembra a todos "Happiness is Expensive", a felicidade é cara. Fora a parte de lazer, o espaço também comporta um abrigo de segurança de 3.6 m², reforçado com uma capa de concreto de 300mm de espessura.
Superior
No pavimento superior estão localizados os dormitórios menores, com banheiros privativos e closet, e o dormitório master. Desenhado para dar uma sensação de amplitude, o dormitório master apresenta grandes aberturas do piso ao teto que marcam o ambiente, providenciando vistas panorâmicas do entorno. Em conjunto às claraboias do banheiro e do closet, as aberturas garantem iluminação natural e ventilação cruzada pelos ambientes.
Espaços ajardinados no chuveiro da suíte master não só fornecem um toque orgânico ao ambiente, como também servem como cavidades de ar que fazem o ar circular internamente. O volume do pavimento superior é revestido por uma trama de alumínio que funciona como uma tela decorada com a silhueta de uma floresta. Essa trama não somente garante privacidade aos moradores, como também protege o ambiente interno do calor do sol e garante uma dinâmica na fachada a partir das mudanças de luz e sombra nessa tela.